Retrospectiva 2020

Por Marcelo Nunes

Me lembro exatamente desses mesmos dias no ano passado. Nosso planejamento para 2020 tinha começado em Agosto, estávamos entusiasmados com o que estava acontecendo, com a nossa evolução e perspectivas.

Começamos o ano reunindo todo o time no que chamamos de PareBem Day, um evento onde compartilhamos informações e a nossa estratégia, além de premiar e reconhecer colaboradores por performance e excelência operacional. Saí com a certeza de que este ano seria desafiador, mas muito promissor. E foi. Mas de um jeito totalmente diferente do que havíamos planejado. 

A pandemia ocasionada pela COVID-19 pegou a todos nós de surpresa. Em março, quando nos demos conta do que estava por vir, entendemos que esta crise seria diferente de qualquer outra que nós – e o mundo – já tínhamos experimentado. E vimos as consequências e os impactos para o nosso negócio, os nossos clientes, as nossas famílias e toda a sociedade. 

Tivemos que nos adaptar e agir muito rapidamente. Colocamos o time administrativo  em home office e implantamos todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para que os nossos colaboradores das operações pudessem trabalhar em segurança. A saúde dos nossos usuários, colaboradores e suas famílias sempre foi e continua sendo a nossa prioridade. Muita comunicação e muito treinamento. O apoio conjunto, contato constante e trabalho próximo e de parceria com os nossos clientes também foram essenciais, relacionamento que se fortaleceu ao longo de todo esse tempo.

Como vocês podem imaginar, nossa operação foi extremamente impactada. Até junho, mais da metade das nossas unidades seguiam fechadas. As que estavam abertas tinham uma queda grande de movimento. Nosso negócio é de mobilidade urbana, e tudo o que não tínhamos era mobilidade: aprendemos o significado do termo lockdown, ficamos em isolamento social, quarentena.

Mas o cenário era esse e não iria mudar no curto prazo. A solução foi buscar adaptação. Enxergar as oportunidades. Unir o time. Fazer acontecer. A crise nos dá coragem. Mudamos por completo o planejamento que havia sido feito no ano anterior, aceleramos muitos projetos de inovação, enxergamos e focamos nas oportunidades de crescimento na crise, investimos e nos destacamos. Tudo isso com absoluta disciplina com os nossos resultados, cuidando das pessoas e muito próximos dos nossos clientes, que são nossa razão de existir.

No meio de tantos desafios, encerramos 2020 acima das metas que revisamos para o ano. Lançamos novos projetos, novas soluções, tivemos expressivo crescimento, aumentando o número e o tamanho das nossas operações no Brasil. Já são mais de 120.000 vagas administradas em 17 estados do país, em mais de 160 operações. Nossa Central de Controle Operacional, de onde monitoramos, operamos e atendemos os usuários remotamente, cresceu mais de 30%. Mas o melhor, somos reconhecidos pelos nossos clientes pela qualidade do que fazemos e pelo relacionamento que construímos. 

As vitórias tiveram um gostinho diferente e são ainda mais significativas. Saímos deste ano mais fortes e resilientes. Tivemos a oportunidade de repensar o futuro. Aprendemos muito. Valorizamos ainda mais as parcerias sólidas e com comunhão de valores.

Eu só posso agradecer. A todo time da PareBem que trabalhou muito duro, com disciplina e entrega para fazer tudo o que foi proposto ao longo do ano. Tenho um orgulho enorme de todos e do que foram capazes de fazer. Aos nossos clientes, por acreditarem na nossa empresa e propósito, na nossa busca pela excelência, no nosso compromisso com performance, qualidade e inovação. E aos mais de 3 milhões de usuários que utilizam os nossos serviços todos os meses.

A pandemia ainda está aí, nos adaptamos a ela, é verdade. Mas deixou marcas no mundo todo e no nosso país, que serão difíceis de esquecer. Não podemos descuidar agora, falta pouco para superar por completo. Tudo  que passamos precisa servir para reavaliarmos o que nos cerca e como vivemos. Nossas prioridades, nossos valores, nossas possibilidades.

Chegamos em 2021 melhores, mais fortes e preparados para os desafios que ainda não conhecemos, mas que certamente encontraremos pela frente. Vivemos 2020 intensamente, depois de tudo o que passamos parece que foram dez anos em apenas 12 meses.

Desejo a todos um ano novo com saúde, que é o principal, e muito sucesso!